Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Filosofia: Lista de Exercícios 2º bimestre

quinta-feira, 6 de junho de 2013



Lista de Exercícios de Filosofia – 1ª série/ 1ª EJA – Profª Karoline



Obs.: As questões discursivas deverão ser respondidas nos cadernos!


1. Em 399 a.C., o filósofo Sócrates é acusado de graves crimes por alguns cidadãos atenienses. (...) Em seu julgamento, segundo as práticas da época, diante de um júri de 501 cidadãos, o filósofo apresenta um longo discurso, sua apologia ou defesa, em que, no entanto, longe de se defender objetivamente das acusações, ironiza seus acusadores, assume as acusações, dizendo-se coerente com o que ensinava, e recusa a declarar-se inocente ou pedir uma pena. Com isso, ao júri, tendo que optar pela acusação ou pela defesa, só restou como alternativa a condenação do filósofo à morte. Danilo Marcondes. Com base no texto apresentado, explique quais foram os motivos da condenação de Sócrates à morte.



2. Que críticas faziam Sócrates e Platão aos sofistas?



3. Sócrates foi considerado um divisor de águas na filosofia grega. Tanto é que, a história da filosofia grega é dividida em pré-socráticos e socráticos. O que pensou e fez Sócrates de tão diferente para obter tamanha importância?



4.  Observe a tirinha do brasileiro Carlos Ruas que traz como personagens Sócrates e Deus e depois escreva a sua interpretação sobre ela, levando em conta o que foi estudado sobre o filósofo.


5. Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, julgue “V” para as afirmativas verdadeiras, e “F” para as falsas:

__Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.

__Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.

__Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

__O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação.

__A conhecida frase "o homem é a medida de todas as coisas" surgiu dos ensinamentos sofistas.

__Uma das mais famosas doutrinas sofistas é a teoria do contra-argumento. Eles ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser refutado por outro argumento, e que a efetividade de um dado argumento residiria na verossimilhança (aparência de verdadeiro, mas não necessariamente verdadeiro) perante uma dada plateia.



6. Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como:

A)Sofistas.        B)Pré-socráticos.

C)Socráticos.      D)Platônicos.



7. Os sofistas foram mestres da oratória, que vendiam para os cidadãos suas habilidades com o discurso, fundamental para a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse bem. Acreditavam que a verdade não era absoluta, mas é fruto das construções humanas. Os principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para eles, como afirma a frase de Protágoras, ‘o homem é a medida de todas as coisas’. Por isso não existiriam coisas como o frio real. O frio é frio apenas para quem o sente, também não existiriam um sentimento natural de pudor, ou a verdade que Sócrates tanto procurava. A partir do texto e do que vimos em sala de aula escolha a alternativa correta.

A)Os sofistas buscavam a construção de uma política de ordem retórica, baseando-se normalmente nos interesses de que defendia os vários pontos de vista possíveis.

B)De acordo com os sofistas, todos nós poderíamos chegar a uma ética universal de caráter político.

C)O que importava na realidade para os sofistas políticos era a construção de uma sociedade mais rica.

D)Os sofistas eram amigos de Sócrates e, por isso, buscavam a verdade universal dentro de cada homem.



8. O filme “Sócrates”, de Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte. Quais foram as acusações que levaram Sócrates a ser condenado pela assembleia ateniense?

A)De disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.

B)De criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.

C)De cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.

D)De não acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.



9. Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:

A)Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.

B)Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.

C)Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.

D)Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não admitindo que eles tenham se enganado ou mentido.



10.   Tem como significado "dar a luz (parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: no primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. A este exercício filosófico chamamos de:

A)Ironia socrática.   B)Maiêutica.

C)Sofisma.            D)Dialética.



11.   Certa vez, o filósofo romano Cícero disse que “Sócrates trouxe a filosofia do céu para a terra”. Assinale a alternativa que corresponde a melhor explicação para essa afirmação.

A)Antes de Sócrates, a filosofia era cosmológica, isto é, tratava de explicar o mundo sobre a visão do cosmos e dos deuses. Com Sócrates inaugura-se a filosofia antropocêntrica, isto é, o homem como sendo o centro das investigações filosóficas. O filósofo preferiu prestar atenção à política e a forma de interação do homem em sociedade.

B)Que Sócrates era um filósofo que vivia “no mundo das nuvens”, sem se preocupar com as coisas da cidade e de sua família.

C)Exprime exatamente o caráter da investigação socrática. Ela tem por objeto exclusivamente a origem da vida e do mundo e não a comunidade em que vive.

D)Nenhuma das alternativas.



12. Após o período cosmológico, surge outro movimento muito importante para a filosofia (nascente) no ocidente. Passa a ser abordado agora um novo tipo de problema e teremos, então, não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”. Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia. A partir do texto acima e dos conhecimentos que você possui sobre a filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar que (some os números dos itens corretos e coloque o valor no espaço abaixo):

01)Sócrates oferecia grande importância às experiências sensíveis, o que caracterizou fortemente o seu método filosófico.

02)Ao proceder em suas investigações, Sócrates partia sempre de sua “dúvida metódica”.

04)Sócrates sempre buscava pessoas em praça pública para dialogar e questionar.

08)A célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método é: “só sei que nada sei”, por isso questionava as ideias de seus interlocutores.

16)Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates praticava o método “maiêutico” (assinalado por ele), ou “parto das ideias”, no qual ele demonstrava os erros e opiniões comuns entre os homens. 
Somatória: ____



13.   Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza, Sócrates procura o conhecimento indagando o homem. Some o valor total atribuído as afirmativas corretas.

01)Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

02)O método socrático compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.

04)Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos.

08)Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.

16)Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre.  
Somatória: ______



14.   Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O que significava essa arte?

A)Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.

B)A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.

C)Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.

D)A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.



15.   Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for incorreto:

A)Sócrates acreditava que deveria passar a vida filosofando, isto é, examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas.

B)Nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.

C)Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República.

D)O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude.

E)A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma.



16.   A passagem do diálogo platônico Protágoras, refere-se ao procedimento adotado por Sócrates: “Meu objetivo é examinar a proposição, muito embora possa acontecer que tanto eu, que pergunto, como tu, que respondes, acabemos por ser examinados.” Escolha a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Sócrates.

A)A Filosofia socrática consiste no exame de proposições com o fim de demonstrar que a virtude é relativa, pois o “homem é a medida de todas as coisas”.

B)O exame socrático não é somente um exame de proposições, mas um modo de testar a vida e o modo de viver dos interlocutores.

C)A Filosofia socrática consiste em testar a verdade das proposições aduzidas pelos filósofos pré-socráticos que investigavam o princípio fundamental da Natureza.

D)A Filosofia socrática consiste no exame das proposições da arte retórica, que possibilita a prudência na administração da casa e na direção dos negócios da cidade.



17.   Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por dois de seus discípulos, Xenofonte e Platão. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que:

A)A verdadeira filosofia encontra-se na physis, na natureza, cabendo ao homem buscá-la com todos os seus esforços.

B)A verdade não está ao alcance dos seres humanos.

C)O primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância.

D)A aquisição do conhecimento se dá por meio da retórica.

E)A natureza é o ponto central da sua filosofia.



18. Leia a charge abaixo:




O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens, a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão. Marque a alternativa que melhor representa o “método socrático”:

A)A profissão de ignorância e ironia de Sócrates fazem parte de seu procedimento geral de refutação por meio de perguntas e respostas breves e constituem um meio de reverter o argumento do interlocutor para fazê-lo cair em contradição. A refutação socrática revela a presunção de saber do adversário, pela insuficiência de suas definições e pela aporia (incerteza).

B)Apesar de ser um dos maiores pensadores de Atenas, jamais quis ensinar as pessoas a filosofar. Ele preferiu escrever livros e discutir seus livros em público, por isso o nome de seu primeiro projeto: A república.

C)Assim como os sofistas, ele se utilizava de todas as formas (razão, sentimentos, religião, cosmologias e etc.) para convencer as pessoas sobre suas ideias, isto é, dizer o que a pessoa é e do que ela precisa, a pessoa entendendo a resolução dos conceitos, elas vivem suas vidas de acordo com os ensinamentos socráticos.

D)Sócrates construiu sua própria escola, o Liceu, nela havia dezenas de alunos que, para fazer parte do corpo estudantil, antes, Sócrates media a capacidade que a pessoa tem de filosofar. Se a pessoa não soubesse de alguma coisa, então, ele não permite a matrícula.



19.   Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for correto e apresente como resposta a soma das alternativas corretas.

01)Sócrates acreditava que passar a vida filosofando, isto é, a examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas, era uma missão divina na qual um deus pessoal (sua consciência) o auxiliava.

02)Nas conversações que mantinha nos  lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.

04)Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República, na qual demonstra ser o homem um animal político.

08)O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a  vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude.

16)A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma.                  
Somatória: __________



20.   Marque a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Sócrates.

A)Sócrates estabelece uma ligação muito estreita entre o conhecimento da virtude e a ação humana, a ponto de sustentar que aquele que conhece o que é o correto não pode agir erroneamente, visto que o erro de conduta é fruto da ignorância sobre a verdade.

B)O fim último do método dialético socrático era a refutação do seu interlocutor. Assim sendo, é legítimo afirmar que o reconhecimento da própria ignorância equivale à constatação de que a verdade é relativa a cada indivíduo.

C)Sócrates é considerado um divisor de águas na Filosofia graças a sua teoria ética sobre a imobilidade do Ser. Por isso, sua missão sempre foi a investigação de um fundamento absoluto da moral.

D)Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão.



21.   Um dos pontos altos da filosofia grega é a teoria do conhecimento. Entre seus pensadores encontra-se Sócrates. Ao dialogar com seus interlocutores, Sócrates assumia humildemente a atitude de quem aprende e, multiplicando as perguntas, levava seu adversário à contradição, obrigando-o a reconhecer sua ignorância. Esse método socrático denomina-se:

A)Alegoria, metodologia de conhecimento segundo a qual se desenvolve o conhecimento a partir do senso comum.

B)Maiêutica, metodologia segundo a qual a ideia é gerada ou acordada.

C)Ironia, método dialético segundo o qual é demonstrada a necessidade de conhecer profundamente as ideias.

D)Criticismo, metodologia de conhecimento que parte da crítica da razão.



22.   A passagem do diálogo platônico Protágoras, refere-se ao procedimento adotado por Sócrates: “Meu objetivo é examinar a proposição, muito embora possa acontecer que tanto eu, que pergunto, como tu, que respondes, acabemos por ser examinados.” Escolha a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Sócrates.

A)A Filosofia socrática consiste no exame de proposições com o fim de demonstrar que a virtude é relativa, pois o “homem é a medida de todas as coisas”.

B)O exame socrático não é somente um exame de proposições, mas um modo de testar a vida e o modo de viver dos interlocutores.

C)A Filosofia socrática consiste em testar a verdade das proposições aduzidas pelos filósofos pré-socráticos que investigavam o princípio fundamental da Natureza.

D)A Filosofia socrática consiste no exame das proposições da arte retórica, que possibilita a prudência na administração da casa e na direção dos negócios da cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber o gabarito!

Rafael Braga disse...

Questões maravilhosas, parabéns.

Postar um comentário