Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[3ª Série] Filosofia: Lista de Exercícios

quinta-feira, 6 de junho de 2013



Lista de Exercícios de Filosofia – 3ª série – Profª Karoline Rodrigues de Melo



As questões discursivas deverão ser respondidas no caderno!

1. Que diferenças podemos encontrar na virtú do cidadão e na virtú necessária ao príncipe, segundo Maquiavel?

2. Qual é a finalidade da vida política para Nicolau Maquiavel?

3. Descreva como é o estado de natureza apresentado por Thomas Hobbes e explique a importância apontada por ele em se estabelecer um contrato social.

4. “Os fins justificam os meios”. Explique a frase atribuída ao filósofo Nicolau Maquiavel relacionando-a a conduta e postura do príncipe idealizado por ele.

5. “O homem é o lobo do homem”. Explique a frase de Thomas Hobbes relacionando-a a sua concepção de natureza humana.

6. Platão foi um dos maiores filósofos da Antiguidade Clássica. Uma de suas mais famosas obras, A República, reflete sobre a forma de governo considerada por ele ideal. Em relação ao pensador e sua filosofia política, assinale a alternativa incorreta:
A)O regime político considerado ideal é a sofocracia. Uma espécie de aristocracia (governo da elite) formada pelos mais sábios da cidade.
B)Para ele, somente os sábios eram capazes de governar uma cidade, uma vez que apenas eles saberiam das reais necessidades da população. Por terem a alma racional, controlariam as suas paixões e vontades particulares, buscando sempre o que é melhor para a cidade.
C)O estado ideal deveria investir na educação dos seus cidadãos. Esta deveria levar em conta cada tipo de alma, direcionando os indivíduos para as áreas de atuação, de acordo com as suas aptidões.
D)Platão aceitava como forma de governo ideal a democracia, por acreditar que a coletividade, formada pelos cidadãos atenienses, era capaz de governar em favor de todos, apensar de ter sido a própria democracia grega que condenou o seu mestre Sócrates à morte.
7. Acerca da teoria política de Maquiavel, faça a soma correta:
01)Para formular sua teoria política, ele partiu da experiência real de seu tempo.
02)Ele afirmou que o príncipe ao agir deve considerar os princípios éticos e morais que regulam a nova concepção política
04)O verdadeiro príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder.
08)O príncipe precisa ter virtú, ou seja, as qualidades para tomar e permanecer no poder, mesmo que use a violência, a mentira, a astúcia e a força.             
Somatória:______

8. “O maquiavelismo é uma interpretação de O Príncipe de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política, ou seja, a ação voltada para a conquista e conservação do Estado, é uma ação que não deve ser julgada por meio de critérios diferentes dos de conveniência e oportunidade.” Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, para Maquiavel o poder político é:
A)Independente da conveniência e oportunidade, pois estas dizem respeito à esfera privada da vida em sociedade.
B)Dependente da religião, devendo ser conduzido por parâmetros ditados pela Igreja.
C)Dependente da ética, devendo ser orientado por princípios morais válidos universal e necessariamente.
D)Independente da moral e da religião, devendo ser conduzido por critérios restritos ao âmbito político.

9. Muito citado, Maquiavel é um dos maiores expoentes do Renascimento e sua contribuição determinou novos horizontes para a filosofia política. A respeito do seu conceito de virtú, analise as assertivas e faça a somatória apenas das corretas:
01)O homem de virtú é antes de tudo um sábio, é aquele que conhece as circunstâncias do momento oferecido pela fortuna e age seguro do seu êxito.
02)Mais do que todos os homens, o príncipe tem de ser um homem de virtú, capaz de conhecer as circunstâncias e utilizá-las a seu favor.
04)Partidário da teoria do direito divino, Maquiavel vê o príncipe como um predestinado e a virtú como algo que não depende dos fatores históricos.
08)O príncipe virtuoso é aquele que sabe aproveitar as circunstâncias, não se prendendo à valores morais ou religiosos. Ele deve agir de acordo com a oportunidade e a necessidade.
16)A virtude do príncipe é diferente daquela que comumente é valorizada nas pessoas. Enquanto valoriza-se a bondade, a honestidade e a retidão. Maquiavel, afirma que o príncipe, se tiver as virtudes comuns dos cidadãos está fadado à ruína, pois não terá como manter-se no poder em uma situação de guerra, que exigirá dele decisões e posturas diferentes.                    
Somatória:_______

10. A respeito da obra Leviatã, de Thomas Hobbes, assinale a alternativa incorreta:
A)O Leviatã representa o monarca soberano, que detêm poder absoluto, conquistado através da luta de todos contra todos.
B)O Leviatã, descrito por Hobbes, é um homem artificial, de maior estatura e força do que o homem natural, para cuja proteção e defesa foi projetado.
C)Em Leviatã Hobbes procurou analisar a essência e a natureza do Estado Civil, ao qual, em razão de seu poderio e de sua força, comparou ao monstro bíblico descrito no capítulo 41, do livro de Jó.
D)Hobbes produziu uma teoria segundo a qual o Estado Civil, ou simplesmente Estado, originou-se do contrato firmado entre os indivíduos enquanto estes se encontravam no estado da natureza.

11. “O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo”. No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, uma reflexão sobre a monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na:
A)Bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
B)Conveniência entre o poder e a moral do príncipe.
C)Compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
D)Neutralidade diante da condenação dos servos.

12. Maquiavel em 1513 escreveu a obra inaugural da filosofia política moderna: O Príncipe. É considerada revolucionária, pois rompe com a tradição política existente na época. Leia as afirmativas abaixo e depois some apenas as corretas:
01)O filósofo não admite um fundamento anterior ou exterior à política, como Deus, natureza ou razão.
02)Toda cidade está originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado.
04)Não existe boa comunidade política constituída para o bem comum e a justiça. O que há é a divisão social entre os grandes e o povo, não podendo ser a sociedade compreendida como una, indivisa e homogênea.
08)A finalidade da vida política é a tomada e manutenção do poder.
16)Não pode o príncipe se aliar aos grandes, pois estes serão seus rivais e vão querer o poder para si. Deve aliar-se ao povo, pois está a serviço dele. 
Soma:________

13. O estado de natureza é:
A)É o estado de todos contra todos, no qual o ser humano pode fazer o que achar necessário para proteger a sua vida, inclusive praticar a violência.
B)É o estado que o ser humano se encontra antes de participar de uma sociedade. O estado de natureza diz respeito a natureza humana, que para Hobbes é negativa, ruim e antissocial.
C)É a transferência voluntária de liberdade particular a um soberano em troca da garantia de vida e de segurança.
D)É o estado natural do ser humano, anterior ao estado, no qual Hobbes vê uma essência boa, solidária e verdadeira do ser humano.

14. Leia o seguinte fragmento: “Durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de mantê-los a todos em respeito, eles se encontram naquela condição em que se chama guerra. Uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens”. Este período descrito por Hobbes é denominado de:
A)Direito natural.      B)Estado de natureza.
C)Contrato social.     D)Guerra civil.

15. Para Hobbes, o que é o estado de guerra?
A)É o estado de todos contra todos, é anterior a instituição do Estado. Não há leis, ordem ou política. Os indivíduos podem fazer o que for necessário para garantir a vida.
B)É a consciência que o ser humano tem do perigo de morte ao se manter no estágio anterior ao Estado.
C)É a concessão da liberdade particular em troca da garantia de vida.
D)É o estado natural do ser humano, no qual ele se vê convivendo com outros seres humanos, com o sentimento mútuo de preservação de seus semelhantes.

16. Para Hobbes, qual é o principal motivo que levam as pessoas a desejar a constituição de um Estado?
A)É o desejo de dominar seus inimigos. Os indivíduos almejam sair do estado de guerra para institucionalizar a violência e a força, pensando na possibilidade se tornar um governante, soberano e poderoso.
B)Segundo o filósofo, o ser humano em seu estado de natureza é egoísta e antissocial, de forma que, em um estado de guerra, ele corre e apresenta perigo aos demais. Assim, o objetivo da constituição de um Estado é o desejo de sobrevivência, transferindo as suas liberdades particulares para um soberano, que vai garanti-lhes a vida e a não retomada ao estado de guerra.
C)É o desejo de paz, uma vez que o ser humano naturalmente quer viver em harmonia com o seu semelhante, mas que no estado de guerra se torna impossível.
D)É a necessidade natural que o ser humano tem de ser dominado e guiado por um soberano que saberá decidir o que é melhor para seus súditos.

17. Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de comércio social e de subordinação política. A respeito do contratualismo de Hobbes, analise as afirmativas:
I. A soberania decorrente do contrato é absoluta.
II. A noção de estado de natureza é imprescindível para essa teoria.
III. O contrato ocorre por meio da passagem do estado social para o estado político.
IV. O cumprimento do contrato independe da subordinação política dos indivíduos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A)I e II.           B)I e III.
C)II e III.         D)II e IV.

18. “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento  lhe indicar como meios adequados a esse fim. Com base no texto e sobre o Estado de natureza em Hobbes, leia as afirmativas:
I.Todos os homens são igualmente vulneráveis à violência diante da ausência de uma autoridade soberana que detenha o uso da força.
II.Em cada ser humano há um egoísmo na busca de seus interesses pessoais a fim de manter a própria sobrevivência.
III.A competição e o desejo de fama passam a existir nos homens quando abandonam o Estado de natureza e ingressam no Estado social.
IV.O homem é naturalmente um ser social, o que lhe garante uma vida harmônica entre seus pares.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) II, III e IV.        B) III e IV.
C) I e IV.              D) I e II.

19. A respeito do Leviatã faça a somatória das afirmativas corretas:
01)O modelo ideal de poder é a monarquia hereditária, pois para Hobbes, a hereditariedade do poder evita a disputa por ele e o risco de retornarem ao estado de guerra.
02)O sucessor do soberano poderá ser um filho ou quem ele desejar, evitando disputas pelo poder.
04)Ele detém um grande poder, pois os súditos, por meio do contrato social abriram mão da liberdade particular, em troca da garantia de vida e de ordem social.
08)Ele detém em suas mãos o poder secular e o poder religioso. Cabe ao soberano escolher a religião a ser seguida pelos súditos e a interpretação a ser dada às escrituras sagradas.
16) O contrato que funda o poder político visa pôr fim ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza. 
Somatória:_____

20. Hobbes atribuía ao contrato social uma soberania absoluta e indivisível. Sobre o contrato, assinale a incorreta:
A) A renúncia ao direito natural deve ser recíproca entre os indivíduos.
B)A renúncia aos direitos, que caracteriza o contrato político, significa a renúncia de todos os direitos em favor do soberano.
C)Os procedimentos necessários à preservação da paz e da segurança competem aos súditos cidadãos.
D)O contrato que funda o poder político visa dar continuidade ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza.

2 comentários:

o amor esta no ar disse...

GOSTARIA DO GABARITO DAS QUESTOES DO 3 ANO DE SOCIOLOGIA
lulicristina1996@gmail.com

o amor esta no ar disse...

alguem sabe a o gabarito das questões do 3 serie de sociologia dese exercicio, se souberem mande para ese e-mail abaixo por favor
lulicristina196@gmail.com

Postar um comentário