Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

Mensagens

Queridos alunos,

Esta página eu criei com o intuito de publicar algumas mensagens que nos façam refletir a respeito da nossa postura diante da vida. Por isso, creio que ela vai ao encontro daqueles conselhos (e até sermões, quando necessário!) que frequentemente dou em sala.

Muitas vezes, é claro, eles são ditos em tom de “puxão de orelha”, pois tento mostrar a vocês a importância de algumas atitudes, não “da boca pra fora”, mas com o desejo real de que possam abrir os olhos, mudar de postura para o bem de vocês!

Profª Karoline


Se me restasse mais uma aula...



 
Como seria esta aula?
Eu aprenderia antes de iniciá-la, o nome de cada aluno.
Observaria o brilho de cada olhar e o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada seria cuidadosamente planejada,
para não apagar de cada aluno seu brilho e encanto.

Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar a lição aprendida,
para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.

Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis,
com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas para abraçar nossas famílias e amigos.

Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente, nasce o professor que transforma o mundo.
[Aluísio Cavalcante Jr.]



Numa aula de Filosofia...

Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe: - Está cheio?

Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos juntos responderam: - Sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então, ele perguntou aos alunos: - E agora, está cheio?
Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: - Sim!

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou: - Então, está cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: - Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro, mais coisas!

- Não exatamente! Respondeu o professor. O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá coloca-las lá dentro.

- Vamos! Experimente. Disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.

O aluno começou a experiência colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou surpreso que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores.

Então, o professor explicou para o rapaz: - As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço em sua vida.

Recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes. Ainda há tempo.
[Desconheço o Autor]



12 comentários:

Ana Paula Urtado da Silva disse...

Que lindo todas essas mensagens, me fez refletir muito !

Anônimo disse...

parabens professora te dollu muito
vc e muito especial e muito obrigado pelas dicas
que Deus continue te abençoando muito bjs
by: laura maclovis 3°ano'A'

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Professora Karoline, estou passando para lhe parabenizar pelo seu belíssimo trabalho que faz por nós alunos e toda a escola em si, continue sendo essa pessoa maravilhosa de que tenho orgulho de tela como professora. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO...

Unknown disse...

Nossa Karol, adorei seu blog (apesar de não ser seu aluno rs) muto interessante essa idéia de blog sabe? acho que se todo professor tivesse um seria bem mais fácil de aprender o conteúdo das aulas. Enfim fique comDeus! Christopher 9°b

Unknown disse...

Karol adoro ver o seu blog. Você é uma professora preparada, compromissada, legal, inteligente e muito dinâmica. Foi ótimo ter conhecido você, trabalhado lado a lado, mudei pontos de vistas, tive a oportunidade de conhecer alguém especial:você menina!!Abraços Miriam Mendonça

estudante10 disse...

Qual seu email, professora?

LEILA MARIA disse...

Excelente iniciativa, do tipo que ajuda a mudar o mundo para melhor
Parabéns

Isaac Ferreira Cavalcante disse...

Bom dia
Profª Karolina.

Hoje pela manhã encontrei seu blog e fiquei muito feliz com ele é muito inspirador para quem trabalha com educação.
Obs: Tentei visualizar e baixar uns livros e jogos que tem em seu blog, e na hora que apertei no link, a pagina não aparecia as informações, era como que não existi-se mais o link. Caso tenha como verificar, será ótimo para os próximos usuário de seu blog encontrar as informações que você publicou, elas são muitíssimo importante.
Obrigado, até breve.

Shirley Fernanda disse...

Parabéns pelo Blog, muito inovador, de fácil acesso, e muito bem organizado. Um excelente instrumento de aprendizagem para os seus alunos.

ana célia disse...

Parabéns pelo Blog muito bom.

Marcus Vinícios disse...

Bom dia Professora!
Estou tentando entrar em contato com a senhora por meio do Facebook e Menseger. Mas, não estou tendo retorno. Sou professor aqui em Manaus AM. E precisaria solicitar material do seu blog. Mas para isso preciso de sua autorização. Fico aguardando. Ah... muito bom seus trabalhos. Parabéns!

Postar um comentário