Profª de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Goiás desde 2010.
"Quem educa com carinho e seriedade, educa para sempre".
Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.
 

[1ª Série] Tópicos de Filosofia: Mitologia Grega

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ruínas do Partenon, no Monte Olimpo.

Mitologia Grega

É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia, de Homero, escritas no séc. VIII a.C.

A mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses é a Teogonia. As histórias de grandes feitos, heróis, grandes combates etc., são narrativas descritas por Homero, a exemplo da Guerra de Troia.

Há uma divisão na categoria de deuses: deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, este por sua vez se divide em várias classes. Dentre as classes dos deuses, está a classe superior, encabeçada por Zeus (governante de todos os deuses).

Numa classe inferior está Hades (irmão de Zeus e deus dos infernos). Mas os heróis, seres mortais em sua maioria, têm tanta importância quanto os deuses na mitologia grega, um dos mais conhecidos é Hércules (em grego Héracles).

Tais mitos tão antigos hoje geram diversão e conhecimento, através de filmes onde são narradas as lendas, os mitos, os feitos dos grandes heróis, etc.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boom gostei muitoo.
By: Leandro R.

Anônimo disse...

Otiimo!!

Anônimo disse...

Muito Legal...
Aline A.
1° "C"

Karoline Rodrigues de Melo disse...

Queridos, espero que aproveitem este recurso adicional. Quem souber usá-lo terá um diferencial no processo de aprendizagem.
=*

OFFICIAL PSY disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário